A proposta de sediar a Temporada Especial: Férias Caldeirão em Foz do Iguaçu, com a gravação e exibição de 4 episódios durante o mês de julho de 2025, representa uma oportunidade única e estratégica para a cidade e para o programa Caldeirão do Mion, além de contribuir para a valorização do turismo e a promoção de Foz do Iguaçu como destino nacional de relevância.
O Brasil é um país com uma grande diversidade de destinos turísticos, e Foz do Iguaçu, reconhecida mundialmente por suas famosas Cataratas, por Itaipu Binacional, Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves e muitos outros atrativos, possui grande potencial de crescimento no turismo, especialmente em períodos de alta temporada, como as férias escolares. Contudo, é necessário aumentar a visibilidade nacional e internacional da cidade para potencializar o fluxo de turistas e promover sua imagem como um destino completo, que vai além das belezas naturais, oferecendo também cultura, lazer e entretenimento.
Nesse cenário, a realização do projeto Temporada Especial: Férias Caldeirão oferece uma resposta direta à necessidade de destacar Foz do Iguaçu como um destino estratégico. Este é um período crucial para a indústria do turismo, e a oportunidade de associar a cidade a um programa de grande audiência e repercussão é de extrema relevância.
Além disso, a visibilidade associada ao Caldeirão do Mion pode resultar em parcerias comerciais com empresas de turismo e outros setores locais, ampliando a geração de receita e o crescimento econômico de Foz do Iguaçu. A longo prazo, isso poderá fortalecer a cidade como um destino ideal para realização de produções audiovisuais, impactando positivamente a economia local e gerando empregos.
O programada Caldeirão com Mion, da Rede Globo, é o mais versátil da grade e possibilita inúmeras ideias.
Contabilizando alcance médio de 180 milhões de telespectadores brasileiros, alcançando 120 milhões de pessoas no ano 2024 e atingindo uma note de 9.1 de avaliação entre a audiência, o programa Caldeirão com Mion traz uma estrutura editorial do programa um tanto quanto diferenciada neste ano de 2025.
Considerando que trata-se do programa de entretenimento mais assistido da TV Globo, o Caldeirão vai ao ar nas tardes de sábado, liderando com folga na TV aberta, alcançando 161% mais pessoas por minuto que a 2a emissora na faixa horária.
A cada ano que passa, o programa garante um público ainda mais fiel, atingindo mais da metade dos lares brasileiros nos dois primeiros meses de exibição em 2025.
O apresentador Marcos Mion é conhecido praticamente por todos os brasileiros, pois é ligado a ótimos atributos e possui fit com vários segmentos, além de forte apelo nas causas sociais. Neste ponto, soma-se ao retorno de mídia, todos os posts e interações que ele fizer em suas redes sociais, além de ser muito provável que esteja em Foz do Iguaçu acompanhado de sua família, todos influenciadores digitais.
O programa também reúne artistas e cantores famosos durante a grade, que estarão em Foz do Iguaçu, oportunidades que ampliam a divulgação nas mídias sociais.
A proposta para o Destino Iguaçu é sediar a Temporada Especial: Férias Caldeirão, considerando a exibição de 4 episódios durante o mês de Julho, abrangendo o período de férias escolares. Cada episódio tem duração de 120 minutos, totalizando 480 minutos de veiculação em rede nacional em canal aberto de televisão.
A visita precursora da equipe de produção acontecerá no período de 13 a 17 de abril, com apoio do Visit Iguassu e Secretaria Municipal de Turismo, quando os produtores percorrem um roteiro de atividades previamente aprovado e decidem os pontos fixos e itinerantes de gravação.
A gravação acontece na primeira quinzena do mês de junho e os episódios serão exibidos no mês de julho de 2025. Importante informar que a logística envolve um palco fixo principal e a possibilidade de ter palcos itinerantes que poderão ser distribuídos entre as demais atrações turísticas do Destino, conforme viabilidade que será avaliada pela equipe de produção.
OBJETIVO GERAL
Elaborar o estudo preliminar, o projeto arquitetônico e o projeto executivo do Terminal Turístico de Três Lagoas como etapa técnica necessária à sua requalificação, ao licenciamento ambiental, à captação de recursos e à futura operação voltada ao turismo náutico e à diversificação do uso público qualificado do Lago de Itaipu.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS / RESULTADOS ESPERADOS
. Desenvolver estudo preliminar com diretrizes funcionais, arquitetônicas e paisagísticas compatíveis com o contexto urbano e regional;
. Elaborar projeto executivo completo, atendendo às exigências normativas aplicáveis a obras públicas e ao licenciamento ambiental;
. Fornecer documentação técnica que permita a captação de recursos junto ao Governo do Estado e outras instituições financiadoras;
. Garantir que os estudos e projetos estejam compatíveis com os parâmetros de uso, condicionantes e finalidades previstas no Termo de Comodato firmado com a Itaipu Binacional;
. Contribuir para a estruturação da cadeia náutica regional, do turismo de motor-homes e da agenda de eventos, qualificando Foz do Iguaçu como referência em turismo lacustre e uso público do Lago de Itaipu.