A decisão estratégica de continuar e expandir os investimentos no mercado norte-americano é fundamentada no crescimento considerável da demanda de turistas dos EUA para o destino. Mesmo com um investimento inicial conservador, os esforços anteriores demonstraram forte retorno, posicionando Foz do Iguaçu de maneira competitiva. A continuidade desse trabalho é essencial para capitalizar sobre esse crescimento e transformar a visibilidade conquistada em um aumento expressivo no fluxo turístico. Além disso, o fortalecimento de parcerias comerciais e institucionais está gerando novas oportunidades, o que
reforça a necessidade de um planejamento estratégico contínuo para consolidar esse avanço.
O investimento proposto permitirá que Foz do Iguaçu mantenha e amplie sua presença no mercado norte-americano, garantindo que os avanços conquistados até agora sejam potencializados e continuem transformados em um aumento real de turistas e negócios gerados para o destino.
A continuidade das estratégias implementadas é essencial para consolidar as parcerias estabelecidas, fortalecer a comercialização do destino e garantir que Foz do Iguaçu continue a se destacar como um dos destinos mais desejados da América do Sul para o público norte-americano. Com este plano estratégico e orçamento bem distribuído, espera-se maximizar o impacto das ações e assegurar um retorno sustentável para o destino.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Manter e incrementar o volume de visitantes estadunidenses: que representou no ano de 2024 com 696,5 mil visitantes no Brasil, sendo o 2o país emissor, que refletiu nos números de visitantes que ingressaram no Parque Nacional do Iguaçu. Somente no primeiro bimestre de 2025 (janeiro e fevereiro), o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 14.889 visitantes norte-americanos, superando o ano de 2024;
2. Incentivar novos voos: Demonstrar efetividade nas ações de mercado para conquistar a confiança das Cias Aéreas que tem book de captação com planos de incentivo em ações de mkt já garantidas pela Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, Governo do Estado, Embratur e CCR Aeroportos;
3. Fortalecer relações estratégicas: Intensificar a conexão com stakeholders-chave, promovendo parcerias sólidas e sustentáveis com operadores, agentes de viagens, companhias aéreas e influenciadores do setor.
4. Ampliar campanhas direcionadas: Desenvolver e executar estratégias de marketing digital e offline adaptadas ao perfil do turista norte-americano, garantindo maior conversão em visitas.
5. Consolidar a reputação do destino: Garantir que Foz do Iguaçu seja reconhecido como uma experiência imperdível na América do Sul, reforçando sua singularidade e diversidade de atrativos.
6. Maximizar o retorno sobre investimento: Aproveitar a base sólida construída nos últimos anos para otimizar recursos, potencializando resultados sem necessidade de aumentos exponenciais de
orçamento.
Com a manutenção da contratação de uma empresa de representação do Destino Iguaçu nos Estados Unidos, é de extrema importância que seja realizado um investimento contínuo em iniciativas promocionais no mercado norte-americano, sendo parte estratégica e fundamental não apenas para atrair a atenção, mas também para manter e ampliar a presença neste mercado
de grande potencial para a nossa região turística. No último ano, mesmo com um investimento conservador para o mercado, foram alcançados resultados expressivos, fortalecendo parceiras e estabelecendo presença no mercado. Para que esse plano se torne contínuo, é necessário repetir anualmente o investimento em ações, que serão distribuídas entre:
*Adesão do Destino em associações e Travel Network
*Participação em eventos e Feiras
*Constante comunicação com o trade turístico através de plataformas e investimentos em mídias
*Parceiras e projetos especiais promovidos por parceiros do mercado
*Campanhas de marketing e exposição da marca do Destino
OBJETIVO GERAL
Elaborar o estudo preliminar, o projeto arquitetônico e o projeto executivo do Terminal Turístico de Três Lagoas como etapa técnica necessária à sua requalificação, ao licenciamento ambiental, à captação de recursos e à futura operação voltada ao turismo náutico e à diversificação do uso público qualificado do Lago de Itaipu.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS / RESULTADOS ESPERADOS
. Desenvolver estudo preliminar com diretrizes funcionais, arquitetônicas e paisagísticas compatíveis com o contexto urbano e regional;
. Elaborar projeto executivo completo, atendendo às exigências normativas aplicáveis a obras públicas e ao licenciamento ambiental;
. Fornecer documentação técnica que permita a captação de recursos junto ao Governo do Estado e outras instituições financiadoras;
. Garantir que os estudos e projetos estejam compatíveis com os parâmetros de uso, condicionantes e finalidades previstas no Termo de Comodato firmado com a Itaipu Binacional;
. Contribuir para a estruturação da cadeia náutica regional, do turismo de motor-homes e da agenda de eventos, qualificando Foz do Iguaçu como referência em turismo lacustre e uso público do Lago de Itaipu.